14 de mar. de 2015

Nenhum homem é uma ilha.

créditos da imagem: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/solidao-realmente-faz-voce-sentir-frio/

Na minha última aula de filosofia, meu professor pediu para que fizéssemos um texto com o tema "Nenhum homem é uma ilha". Ele explicou que isso se referia ao isolamento e coisas do tipo, e falou para escrevermos nossa opinião, coisas que entendiamos sobre assunto. Eu escrevi o que achei coerente e entreguei ao professor, mas esse assunto, esse título, ficou na minha cabeça então decidi pesquisar mas sobre isso, e achei as seguintes informações:

Essa frase, nenhum homem é uma ilha, foi retirada de um belíssimo trecho escrito pelo poeta inglês do século XVI  John Donne, e esse trecho foi usado até em um romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, e diz o seguinte:



"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por vós".


Isso me deixou encantada, pois John Donne sugeriu algo que faz o maior sentido de todos, mas que as vezes nós esquecemos disso: ninguém pode existir sozinho. Nós fomos criados para viver em sociedade, interagindo com as pessoas, fazendo parte do desenvolvimento uma das outras, crescendo e aprendendo uma com as outras. Mas acho que na atual época em que vivemos, a essência disso tudo está diminuindo cada vez mais, estamos muito tecnológicos, fazendo mais vinculo e contato pela internet, amigos distantes não se vêem com muita frequência e alguns nem fazem questão disso, já que existem várias redes sociais nas quais todos podem se falar e essas coisas; ninguém mais tem tempo pra visitas, muitos pessoas preferem ter só amigos virtuais, e alguns até namoram virtualmente; eu realmente amo a internet, amo as pessoas que conheci pela internet, amo as redes sociais e essas coisas, mas acho que estamos vivendo cada vez mais uma realidade virtual, nos afastando cada vez mais um dos outros, gerando cada vez mais pessoas anti-sociais. Confesso que muitas pessoas dizem que eu sou uma pessoa anti-social, e realmente, acho que eu sou um pouco, mas estou procurando cada vez mais acabar com isso, é difícil, mas sou capaz, qualquer um é capaz. Temos que fugir da solidão e entender que não somos nada sem alguém, sem companhia.

Podemos sim ter utilizar todas essas formas de contato pela internet, podemos sim aproveitar a internet, a tecnologia, da melhor maneira possível, mas não temos que abrir mão do convívio com a família, com os amigos. Temos que conviver com pessoas, tentar entender e ajudar o outro, que assim vamos estar nos auto ajudando e entendo, pois quando um ser humano se afasta das pessoas, ele se afasta de si mesmo. Temos que afastar a solidão e ficarmos perto da solidariedade tendo afeto e sendo bom para o próximo. As vezes podemos até nos sentir assim, mas de fato, nenhum homem é uma ilha. Lembre-se sempre: você não está sozinho. 

17 comentários:

  1. Essa frase, vai no fundo da alma, pois como você disse ninguém está sozinho e posso dizer que quando menos imaginamos uma mãe se estende em nossa frente e achamos um conforto onde nunca podíamos pensar.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que frase linda! Realmente, ninguém está sozinho no mundo. Tudo o que fazemos reflete em outras pessoas.
    Acho que todo mundo devia parar pra pensar nisso por um momento...
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  3. ótima resenha !!
    Vem ver o novo post do dia !! Vou adorar a tua visita !!
    http://bloumvanille.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo aula de filosofia por que sempre me faz pensar dessa mesma forma.
    Eu dependo totalmente da internet, não tenho amigos fora dela, apenas uns colegas mas nada demais. Eu sou muito antisocial e até mesmo namoro virtualmente,é horrível, mas fazer o que né?
    Eu queria poder sair, viver minha vida enquanto posso, mas isso é tão difícil.
    Adorei..
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
  5. Que lindo trecho, legal a idéia do seu professor mais sinceramente eu odeio filosofia, fazer redações com 30 linhas de temas da sociedade que você tem que explicar suas teorias e tals, é foda, acho legal de se admirar mas não me peça pra fazer hahah, adorei o post, beijo ♥

    i-n-the-clouds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! É mesmo uma boa reflexão. Apesar de, muitas vezes, fazermos as maioria das coisas sozinhos, sempre precisamos dos outros em algum momento! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótima reflexão! Embora quase sempre todos nos sentimos sozinhos, em grande parte por coisas simples do dia a dia.

    Seguindo aqui


    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || |Encomende no Portfólio :3

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Que trecho lindo! Acabei de conhecer o blog e já adorei, adoro posts que nos fazem parar, refletir... Pensar de fato à respeito sobre o assunto citado. Hoje em dia nos sentimos realmente muito sozinhos, embora estejamos sempre sendo acompanhados nas redes sociais, no sms e etc, o mundo anda carente de abraços, sorrisos e coisas físicas. É triste ver no que estamos nos tornando. Um beijo, Yasmim Gil.
    www.cirandadeflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Cara, que lindo! Eu tô simplesmente apaixonada por essa frase, ela fala de uma coisa simples, que todos nós deveríamos saber, mas não sabemos, ou nos esquecemos... Super profunda, me tocou e me fez refletir. Vou tentar lembrar dela sempre, gostei mesmo!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Que citação mais amorzinho <3 hahaha.
    Sou o tipo de pessoa que precisa de alguém, sabe? Preciso ter alguém para conversar, desabafar, para me distrair.... Se não eu piro! Mas o engraçado é que, são poucas as pessoas que dou espaço para isso hahahaha.
    Concordo totalmente com o John! É impossível ser feliz sozinho não é? hahaha.
    Beijos!

    Clara Vasques :: Blog

    ResponderExcluir
  12. Adorei a frase (citação) e tbm acho que familia não podemos trocar por nada >< é familia poxa ! Amigos a parte ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Relações sociais: um tema do qual amo e detesto ao mesmo tempo. Às vezes eu penso que seria melhor se eu fosse apenas uma ilha, já que eu não gosto muito da sociedade e de fazer parte dela (tenho lá minhas crises existenciais). Acredito que a internet afasta as pessoas de perto e aproxima as de longe, o que não é tão ruim. O problema é quando a pessoa se prende muito ao mundo virtual e se esquece que há um mundo real lá fora que vai cobrar muito dela.
    http://grgea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aiw que frase mais simples e linda essa ^^
    Adorei sua reflexão ! Acho mesmo que o Homem foi feito pra estar com as pessoas que ama e com a sociedade, ficar sozinho é muito ruim eu em kkk
    Acho que se isolar de tudo e todos não é bom.
    Adorei o post amore !

    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  15. Aiw que frase mais linda, adorei o texto !
    Acho que o ser humano não foi feito pra estar sozinho mesmo ! Temos que estar sempre do lado de pessoas que amamos !
    Se isolar de tudo e todas não é solução e não bom mesmo !

    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir